A importância da educação financeira

A educação financeira é essencial em momentos como esse que o mundo vive atualmente. Inflação em alta e instabilidade política fazem com que, sem o devido cuidado, nosso dinheiro não dê conta de tudo como normalmente. Tanto para garantir uma boa qualidade de vida no futuro, quanto para tornar esse conhecimento vital para quem deseja garantir estabilidade e segurança, a educação financeira é insubstituível. Os reflexos dela são visíveis no curto, médio e longo prazo, e você perceberá resultados como:

  • Maior controle das contas a pagar;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Realização de sonhos e objetivos materiais;
  • Construção de um patrimônio sólido.

Talvez um dos tópicos mais importantes nesse tema, que inclusive já foi assunto em um texto da Prevkids, é sem dúvidas quando falamos do poder de poupar. Poupar dinheiro é uma das lições de investimentos mais importantes para quem pretende construir um futuro financeiro com maior liberdade e tranquilidade, seja para si mesmo ou para sua família. Quanto mais cedo uma pessoa poupa, mais cedo ela alcança a independência financeira que tanto sonha. Conseguir controlar seus custos e poupar boa parte dos aumentos de salário que você venha a ter ao longo de sua vida, fará muita diferença. É após estabelecida a disciplina para que corretamente poupemos nosso dinheiro; então podemos começar a dar mais tempo para a parte de investir esse dinheiro que passará a ser guardado.

Poupar significa abrir mão de gastar seu dinheiro, ao encontrar meios de gastar menos dinheiro, evitando desperdício e guardando esse dinheiro economizado. Já investir é empregar seu dinheiro, fazer com que ele trabalhe para você, rendendo mais dinheiro; multiplicando-o. Mas para que sua caminhada no mundo dos investimentos seja tranquila, saber que o dinheiro investido não terá necessidade de ser usado no curto prazo, é uma regra básica. Ao valor destinado para tal damos o nome de reserva de emergência, e ela é sinônimo de estabilidade e tranquilidade. Essa reserva consiste em uma quantia destinada a cobrir gastos que não estavam no orçamento como desemprego, tratamentos médicos e reparos domésticos. Deve ser a base de qualquer patrimônio sólido e o seu primeiro investimento antes dos 30 anos. Por isso, antes de pensar em poupar para comprar um carro, guarde dinheiro para montar sua reserva.

Somente então será inteligente alocar algum dinheiro para que renda para você. E claro, invista regularmente. Todos os meses, reserve parte do seu salário para aplicações de sua escolha. Escolha seus investimentos com critério. Identifique as características de liquidez, segurança e rentabilidade de cada investimento e priorize-as de acordo com suas necessidades. Lembre-se de que nunca terá as três características positivas ao mesmo tempo. Encontrar o equilíbrio entre elas é o resultado da educação financeira.

Equipe Prevkids

--

--

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Prevkids - Para o Futuro, Para as Crianças

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!