Aprendendo com Warren Buffett

Um dos mais bem sucedidos homens no mundo dos investimentos, mais de uma vez dono do 1º lugar na lista dos mais ricos do mundo, sendo o único entre os vinte dessa lista que chegou nela apenas por meio de investimentos, e possuidor de uma quantia superior a 113 bilhões de dólares de patrimônio. Estamos falando dele, Warren Buffet, o magnata dos negócios, investidor e filantropo norte-americano. Vamos então conhecer um pouco da história desse mestre, e se conseguimos aprender algumas lições com sua trajetória.

Buffet nasceu na cidade de Omaha, Nebraska, no dia 30 de Agosto de 1930. Desde muito jovem sua visão para negócios já chamava a atenção, vendendo produtos como refrigerantes, balas e livros, passando de porta em porta e lucrando com a comodidade que oferecia aos vizinhos. Logo cedo, aos 17 anos, ingressou na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, antes de se transferir e se formar na Universidade de Nebraska aos 19 anos. Após, ingressou na Columbia Business School, onde foi aluno de Benjamin Graham, e lugar em que moldou sua filosofia de investimento em torno do conceito de “value investing” (investimento em valor), cujo pioneiro era Graham. Em 1956, Buffet criou a Buffett Partnership Ltd, e sua empresa acabou adquirindo uma empresa de manufatura têxtil chamada Berkshire Hathaway, assumindo seu nome para criar uma holding diversificada. Buffett é o presidente e maior acionista da Berkshire Hathaway desde 1970, e, desde então, viu suas ações valorizarem mais de 1.000.000%.

Além de seu pai, Buffett teve especialmente duas grandes influências que ajudaram a formar sua metodologia de investimento. Falo do já citado Benjamin Graham e Philip Fisher. Deles, Buffett absorveu conceitos importantes, respectivamente a estratégia “value investing” e a de investir em empresas com potencial de crescimento saudável. De acordo com a primeira citada, para investir corretamente, deve-se avaliar uma empresa além do preço dado pelo mercado, isto pois podem haver diferenças entre o preço da ação e o valor real da empresa em questão. Basicamente, a essência do “value investing” está na avaliação entre valor e preço : enquanto o preço é o quanto você paga por algo, o valor está relacionado com as características do produto e a sua importância. A respeito disso Buffett tem uma citação famosa: “preço é o que você paga, enquanto valor é o que você leva.”

Buffet também deu muito ênfase na questão da atitude mental que deve ter o investidor. Para ele, o mercado tende a alternar entre um excesso de otimismo que supervaloriza os preços de algumas ações por um lado, e no outro, o pessimismo injustificável, que faz os preços ficarem abaixo do seu valor real. Muitas vezes Buffett disse “seja otimista quando todos são pessimistas, e pessimista quando todos são otimistas”, isto é, após identificar oportunidades, ter coragem para firmar posição, o que muitas vezes pode exigir se posicionar de maneira contrária aos demais.

Outro ponto muito citado por ele fala dos juros compostos, conceito este fortalecido a partir da leitura do livro de Fisher, que, como vimos, foi um dos seus principais mentores e teórico da estratégia “buy and hold”. Em português chamamos essa estratégia de “compre e segure”, justamente pois o fator mais importante para usufruirmos dos benefícios dos juros compostos é o tempo. Isto pois no curto prazo, esses juros não provocam grandes efeitos. É no longo prazo que eles acabam sendo os grandes responsáveis pela multiplicação do seu patrimônio. Ter consistência é essencial, de nada adianta afirmar que vai segurar a empresa por muito tempo e acabar vendendo no primeiro susto do mercado. Também não adianta construir uma estratégia de acumulação de capital e não ser consistente com aportes regulares.

Por fim, Warren Buffett fala muito sobre humildade e simplicidade. Reconhecer que sempre é possível aprender mais está no cerne de seu sucesso. Aprendizado nunca é demais, e você precisa estar atento às notícias, ao cenário macro-econômico, à estrutura das empresas e aos hábitos de consumo. Sobre a simplicidade, vale para o seu estilo de vida, mas também para as escolhas nos investimentos. Uma das regras básicas da educação financeira é ter um custo mensal fácil de gerenciar. Para você ter uma ideia, Warren Buffett nunca abriu mão dos seus hábitos mais simples, e mora na mesma casa que comprou nos primeiros anos da sua vida adulta. Espero que você possa aplicar esses ensinamentos na sua vida financeira, e claro, conte com a Prevkids para lhe ajudar em sua caminhada rumo à liberdade financeira!

Equipe Prevkids

--

--

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Prevkids - Para o Futuro, Para as Crianças

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!