O MUNDO DO DINHEIRO PARA OS PEQUENOS!

Como pais, queremos o melhor para nossos filhos. Muito provavelmente, isso significa que você deseja que eles sejam seguros e protegidos. E você quer estabelecer uma base, sobre a qual eles possam construir seus sonhos, e seguir bons caminhos na vida. A questão é, então, se você está ensinando a seus filhos uma lição importante que afetará se eles se sairão bem. Essa lição é sobre dinheiro. O dinheiro é fundamental para transacionar a vida, dia após dia. Onde moramos, o que comemos, as roupas que vestimos, o carro que dirigimos, cuidados de saúde, educação, criação de filhos, presentes, férias, entretenimento, aquecimento, ar condicionado, seguro — você escolhe, dinheiro está envolvido. Mesmo que você não esteja ensinando seus filhos, eles aprenderão lições sobre dinheiro de uma forma ou de outra. Se você quer desempenhar um papel fundamental na formação dos sentimentos, pensamentos e valores de seus filhos sobre dinheiro, você precisa dar a eles o dom da alfabetização financeira desde cedo.

Embora, logo cedo, as crianças possam não entender o valor do dinheiro, elas devem entender a necessidade de pagar para se ter alguma mercadoria. De acordo com um relatório da Universidade de Cambridge, aos 7 anos desenvolvemos comportamentos financeiros básicos. Antes que você entre em pânico e pense que seus filhos já estão atrasados, eles provavelmente abordaram o básico: contar e trocar. As crianças aprendem com as experiências compartilhadas, então inclua-as na ida ao supermercado para ajudá-las a entender esse processo. Para torná-lo mais tangível, deixe os cartões de crédito em casa e use dinheiro vivo.

As primeiras interações de seus filhos com dinheiro provavelmente envolverão gastos. Eles vêem você usando para comprar coisas, incluindo coisas para eles. Portanto, é importante ensiná-los desde cedo que o dinheiro não é apenas para gastar — eles também devem economizar dinheiro regularmente. Aprender a economizar não é apenas um hábito essencial do dinheiro. Economizar ensina disciplina e gratificação atrasada. Economizar ensina a estabelecer metas e planejar. Economizar cria segurança e independência. Ajude seus filhos a adquirir o hábito de economizar, dando-lhes um cofrinho ou pote de poupança onde eles podem depositar moedas ou dinheiro.

As crianças precisam ter dinheiro próprio para que possam aprender a tomar decisões sobre como usá-lo. No entanto, você deve considerar propor a seus filhos que façam certas tarefas para ganhar sua mesada. Quase todo mundo valoriza o dinheiro que ganha de maneira diferente do dinheiro que recebe. Com certeza os ajudará a serem mais responsáveis financeiramente, e a valorizarem o dinheiro que ganham de maneira correta.

Exemplos falam mais que palavras. Por isso, tão importante quanto as lições que você ensina aos seus filhos sobre dinheiro são as maneiras como você discute e lida com o dinheiro quando está perto deles. Em vez disso, certifique-se de modelar os comportamentos em torno do dinheiro que você deseja que seus filhos adotem, pois suas atitudes serão sempre absorvidas pelos pequenos.

Se você deseja que seus filhos desenvolvam bons hábitos de gastos e economia, eles precisam ver você fazendo escolhas inteligentes de gastos e poupança. Em suma, pratique o que você prega. E pregue com consistência. Educar seus filhos sobre finanças pessoais é um processo que pode levar tempo. Mas se você se esforçar e comunicar continuamente uma mensagem clara sobre dinheiro, você, sem dúvidas, ensinará bons hábitos que servirão bem a seus filhos.

Equipe Prevkids

--

--

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Prevkids - Para o Futuro, Para as Crianças

Prevkids - Para o Futuro, Para as Crianças

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!