Pense no futuro! Ele começa hoje!

Escolha sabiamente, pense no futuro (e tenha autocontrole).

Um dos livros mais antigos já nos dizia, em Provérbios 21:5, que “os planos do diligente conduzem certamente à abundância, mas todo o apressado acaba tendo necessidade”. Todos conhecemos a fábula que nos conta da formiga e da cigarra, o que também o livro de Provérbios já dizia: “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobreviverá como um homem armado sobre você.” O planejamento sábio requer a tomada de decisões pensando no longo prazo. Um experimento do psicólogo Walter Mischel, ilustra essa ideia muito bem. Uma criança recebe um marshmallow e uma instrução clara: pode comer o doce imediatamente ou esperar cinco minutos e receber outro marshmallow (ficando com dois). A ideia desse teste é tratar de aspectos psicológicos humanos e da importância do autocontrole. Ok, mas afinal, o que isso tem a ver com investimentos financeiros?

O brasileiro, mais que marshmallow, ama cerveja. Mas nem sempre de pensar no longo prazo. Segundo uma pesquisa da Anbima, os investidores no Brasil buscam liquidez (possibilidade de resgate rápido) e segurança. Essa pesquisa anual, de nome “Raio-x do Investidor”, teve em 2022 resultados nos dizendo que menos de 30% dos brasileiros investem em produtos financeiros, e a maioria está na poupança. E quando pensamos em longo prazo, é muito importante entender o poder dos juros compostos. Como uma bola de neve rolando morro abaixo e ficando cada vez maior, significa que você estará recebendo juros sobre juros, com ganhos cada vez maiores. Isso porque esses juros são sempre acrescidos no valor total acumulado com os juros do passado. Isto é, o dinheiro inicialmente investido está ganhando dinheiro e, em seguida, o dinheiro ganho está ganhando dinheiro e ganhando mais dinheiro .Albert Einstein disse uma vez que “juros compostos são a oitava maravilha do mundo”. E Benjamin Franklin falava “o dinheiro faz dinheiro. E o dinheiro que o dinheiro faz, faz dinheiro.”

Impossível não citar a gigantesca importância do tempo nesse tema. Quanto mais cedo você puder começar e permanecer, o faça. Comece agora, não espere. Muitos investidores mais jovens pensam: “Posso investir mais tarde, quando tiver mais”. Mas, eles não percebem que o valor da composição está a seu favor quanto mais tempo se mantém o investimento, mesmo que uma quantia menor seja investida ao longo do tempo. O gráfico ao lado mostra dois casos de um mesmo investimento, porém um iniciado 10 anos antes do outro. Veja o resultado.

Portanto, o tempo, ter consistência e ter paciência são a chave para se obter os benefícios que os juros compostos podem dar. Saber utilizá-lo pode lhe dar liberdade e flexibilidade para tomar decisões que não estariam disponíveis se você não o conhecesse. Implementar esses conceitos (de tempo, paciência e consistência) em suas finanças são alguns dos passos mais importantes que você pode dar no caminho para a liberdade financeira. Esperamos que você possa seguir este conselho da Prevkids e iniciar sua jornada financeira, ou implementar na que já iniciou! Maturidade e sabedoria são exibidas pelas escolhas que fazemos, especialmente quando exercitamos paciência e autocontrole, não insistindo no impulso de gratificação instantânea do “eu quero AGORA!!!”

--

--

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Prevkids - Para o Futuro, Para as Crianças

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!