PLANEJAR É CUIDAR.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em abril deste ano, quase quatro em cada dez brasileiros adultos estavam inadimplentes, isto é, mais de 61 milhões de pessoas. Além do fato de que o cenário econômico nacional e mundial estão conturbados, é muito sabido que a maioria da população compra por impulso, não poupa e tampouco investe. Então, nestes novos tempos de crise, com a inflação em alta e baixos salários, os brasileiros precisam dar atenção redobrada a suas finanças pessoais e a da família.

O princípio da educação financeira é: saber como ganhar, gastar, poupar e investir seu dinheiro para melhorar a sua qualidade de vida. O ato de planejar significa organizar-se antes de agir, considerando as possibilidades de atingir objetivos e metas, acompanhando e avaliando sempre. Entenda as suas necessidades essenciais e elabore um controle que permita ter noção dos seus gastos e do quanto você recebe para sustentá-los. Esse controle é chamado de orçamento financeiro.

Quando pensamos em começar um planejamento para melhor administrar as finanças da família, o primeiro passo é avaliar como andam os ganhos (as receitas) e os gastos (as despesas) da casa. Comece anotando os ganhos, considere qualquer tipo de remuneração que os membros recebam com alguma regularidade. A seguir, faça a lista das despesas, separando-as em despesas fixas e despesas variáveis. As fixas são as pagas todos os meses, com valores iguais ou parecidos, como o aluguel, contas de luz e água e outras mensalidades recorrentes. Já as variáveis são gastos que variam de mês em mês, como compras, gastos com transporte e com lazer, etc. Feito este levantamento, divida-os em grupos, como moradia, alimentação, educação, transporte, saúde, vestuário, lazer e etc. Lembre que cada família tem o seu próprio esquema de gastos, portanto não há maneira certa e errada de fazê-lo.

Depois de pronto, é hora de analisá-lo. Qual o saldo do mês? Se o total de despesas ultrapassarem os ganhos da família, então significa que provavelmente estão criando e acumulando dívidas. Essa etapa, do estudo do orçamento, é determinante para você conhecê-lo melhor, e analisando-o detalhadamente, você poderá fazer mudanças necessárias para melhorar sua saúde financeira, além de traçar metas de acordo com os seus recursos disponíveis.

Conhecido e entendido o orçamento mensal e para onde vai a renda, chegou a hora de planejar os próximos meses e controlar os gastos. Tendo como base seus registros e análises, faça estimativas de quanto e como usar o dinheiro do próximo mês. Com um planejamento financeiro familiar é muito mais fácil conferir e controlar os gastos de todos da casa. Com esse controle, você consegue ter muito mais organização e disciplina na hora de administrar a renda da família.

Ter metas e objetivos bem definidos é essencial para alcançar o que tanto almejamos. E com as finanças não é diferente. Fica mais fácil economizar quando você sabe com o que está gastando habitualmente. Um objetivo interessante é chegar ao final do mês com saldo positivo: receita maior que despesa. Isso vai permitir que você fique tranquilo com suas finanças e vá, aos poucos, conquistando fôlego para almejar mais, como guardar dinheiro, ter uma reserva para imprevistos ou definir alguma meta que seja importante para sua família. Quer viajar nas férias? Estabeleça essa meta e não desista! Analise junto com todos o que pode ser cortado para que sobre dinheiro e o que vocês manterão no orçamento. Definir esses objetivos ajudará vocês a criarem o hábito de poupar, fazendo com que seja muito mais fácil crescer a sua conta bancária e diminuir os gastos.

Equipe Prevkids

--

--

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Prevkids - Para o Futuro, Para as Crianças

Prevkids - Para o Futuro, Para as Crianças

43 Followers

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!