Você sabe o que é VGBL e PGBL?

Quando recebemos salário, algum rendimento de uma aplicação financeira ou uma receita de aluguel, pagamos imposto de renda. Na previdência, não é diferente. Como o seu dinheiro fica aplicado em um fundo de investimento, em algum momento você pagará o imposto de renda. Neste texto explicamos as opções disponíveis para ajudar na sua decisão.

Antes de falarmos sobre as duas opções para definição da alíquota a ser usada para o cálculo do IR, devemos destacar as duas modalidades de planos de previdência existentes, VGBL e PGBL. Ambas preveem pagamentos de impostos bem diferentes e têm impactos distintos na declaração anual de ajuste do imposto.

O PGBL é indicado para quem declara o IR pelo modelo completo. Com ele, é possível deduzir o valor das contribuições anuais em até 12% da base de cálculo, lembrando que o contribuinte deve contribuir regularmente com o INSS. Já o VGBL é recomendado para quem não faz a declaração completa, é autônomo ou profissional liberal. Nesse caso, os aportes ao longo do ano não geram desconto na base de cálculo. Essas diferenças geram um pagamento diferenciado de imposto. No PGBL, a alíquota é incidente sobre todo o valor da reserva, enquanto no VGBL ela é aplicada somente no rendimento.

Em relação ao percentual que será aplicado, temos duas tabelas que podem ser escolhidas para seu cálculo: a progressiva e a regressiva. A tabela progressiva considera o valor que será resgatado para definir a porcentagem de imposto que será cobrado. Isso significa que, quanto maior for o montante que será tributado, maior será o imposto pago no momento do resgate. Já no regime regressivo, a alíquota do IR depende unicamente do tempo que o dinheiro resgatado permaneceu investido no plano. Foi criado apenas em 2004, visando incentivar o participante a permanecer no plano de previdência por prazos maiores, e justamente por isso é indicado para investimentos de longo prazo. Outro ponto relevante é o momento em que o imposto precisará ser pago. Para ambas as tabelas, será cobrado apenas na hora do resgate.

São aspectos técnicos, mas que devem ser observados ao contratar seu plano de previdência, pois a escolha destas opções terá importante consequência no futuro.

Na PrevKids, recomendamos a contratação de um plano VGBL (aplicação do imposto de renda somente no rendimento) com tabela regressiva (dependendo do prazo de acumulação, claro).

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos assessores que com certeza irão lhe auxiliar com muito prazer!

--

--

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Prevkids - Para o Futuro, Para as Crianças

Quando se pensa em um futuro financeiro melhor para as crianças, segurança e praticidade vêm em primeiro lugar. Essa é a PrevKids!